Ação ‘Dois Dias de Cuidados com as Mães Atípicas’ proporciona um momento relaxante para elas – Nonato Sousa/SupCom ALE-RR
Mulheres que levaram os filhos com transtorno do espectro autista (TEA) para atendimento nesta terça-feira (14) no Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), foram contempladas com uma massagem relaxante enquanto aguardavam o término da terapia de suas crianças e adolescentes.
Para a dona de casa Lauana Alves, a sessão de massoterapia veio em boa hora, pois ela precisou pegar dois ônibus com o filho Thiayron Arthur, de cinco anos, no colo, para chegar ao local.
“Foi um momento bem relaxante, porque às vezes pegamos nossos filhos no colo e ficamos tensas. No meu caso, são duas conduções e tivemos que caminhar mais um pouco. Cheguei aqui, sentei para descansar, foi quando me disseram que tinha essa massagem e resolvi aproveitar. Foi bem satisfatório”, avaliou.
O pequeno foi diagnosticado com TEA há dois anos e tem evoluído a cada acompanhamento com os profissionais do Teamarr, desde a sua inauguração, conforme ela destaca.
“Ele ainda não tinha um desenvolvimento tão bom quanto tem agora, não caminhava direito, não sabia pular com três anos, e aqui começou a ser acompanhado pelo fisioterapeuta e amou. Foi muito engraçado porque, quando ele aprendeu isso, só vivia pulando”, relembrou, ressaltando que Arthur também foi assistido por nutricionista e psicólogo, o que o ajudou nesse processo.
Ao contrário da Lauana, esta terça-feira foi o primeiro dia de visita da agente de limpeza Yara Cristina Santana ao programa. Seu filho, Henrique Yuri, de apenas dois anos, foi diagnosticado com TEA na sexta-feira (10). Para ela e o marido, foi um impacto receber a notícia próxima a uma data especial.
“Viemos ao Teamar porque estamos preocupados com o desenvolvimento dele, pois ele tem atraso na fala. Quando vimos o diagnóstico, não foi nada fácil. Meu esposo e eu não sabíamos a quem recorrer e conhecemos o centro por indicação das pessoas. Agora, estamos mais tranquilos porque vamos ter uma direção melhor de como agir com ele. Achei maravilhosa essa sessão para as mães, porque em outros lugares a que fomos não tivemos essa recepção, tanto na entrada, quando nos receberam com um sorriso, e logo em seguida, essa massagem”, relatou.
Conforme a organizadora da ação, Irlley Karine Vieira, é uma satisfação para o órgão proporcionar às mães o melhor tratamento possível.
“Foi pensada justamente pelo dia delas, com a oferta dessa sessão especial, para podermos ajudá-las de alguma forma e para que se sintam acolhidas enquanto seus filhos estão fazendo as terapias. Elas irão sair daqui relaxadas e vão poder cuidar melhor deles”, disse.
A ação “Dois Dias de Cuidados com as Mães Atípicas” segue até esta quarta-feira (15), das 8h às 11h, na sede do programa, na Avenida Santos Dumont, 1193, São Francisco, e ocorre em alusão ao Dia das Mães.
Até 20 mulheres por dia receberão o tratamento especial realizado em parceria com acadêmicos do curso de fisioterapia da Faculdade Cathedral de Boa Vista.
Texto: Suzanne Oliveira
Fotos: Nonato Sousa
SupCom ALE-RR